DETRAN PARTICIPA DO ROCK IN RIO COM AÇÕES EDUCATIVAS PARA O TRÂNSITO

No estande do Governo do Estado, equipes promoverão atividades interativas

Moradores de Petrópolis, Pedro Meira, 28, e Isabella Freitas, de 26 anos, foram os primeiros a experimentar a atividade interativa que o Detran RJ promoverá durante todo o Rock in Rio. O evento, que começou nesta sexta-feira, 27, vai até o próximo dia 6 no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.




“Achei muito interessante, muito maneiro. Nunca tinha parado para pensar nisso, no quanto o som pode interferir nas nossas reações na direção”, comentou Pedro, depois da experiência. No estande do Governo do Estado, localizado na Rock District, os agentes de Educação no Trânsito do Detran convidam o público a participar de um game interativo, que simula situações do cotidiano das ruas, como acidentes e fatos inesperados, muitas vezes decorridos do som de celulares, inapropriados para utilização em trânsito. O jogo é a junção de uma estação personalizada, com óculos 2D e headphone, criando uma sensação de imersão para o usuário. O bancário Amaury Barreto Aguiar, morador do Rio de Janeiro, também participou e se impressionou.

“Eu não tinha noção nenhuma de como o som interfere, distrai muito. Muito interessante, a ação”, elogiou.

As secretarias de Turismo e Cultura também dividem com o Detran o estande do Governo do Estado, além de um equipe da Operação Lei Seca. No espaço, os agentes - que são cadeirantes e vítimas de acidentes provocados pela combinação de álcool e direção -, farão atividades interativas com o público utilizando um óculos simulador de embriaguez, que altera a capacidade psicomotora. O público terá que fazer um circuito montado com cones e obstáculos e ao término realizar o teste do bafômetro. Eles aproveitarão o evento para reforçar a mensagem da Lei Seca: "Nunca Dirija Depois de Beber!". Ação nas ruas Durante os sete dias do festival de música, equipes do Detran levarão para as ruas mensagens de conscientização direcionadas a motoristas e pedestres. "Um trânsito mais seguro se faz com o comprometimento de todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Vamos levar mensagens de conscientização sobre o uso da faixa, do cinto e do capacete, a importância de se evitar o uso celular no trânsito e dos cuidados com os itens obrigatórios de segurança dos veículos", destaca Luciana Tamburini, coordenadora de Educação no Trânsito. Em pontos de grande circulação do Rio, agentes compartilharão informações fundamentais para prevenção de acidentes e detalharão como funciona a Operação Detran Seguro, que completou cinco meses no último dia 8 de setembro. Ao longo desse período, foram realizadas 626 blitzen, com 17.128 abordagens, 7.496 multas aplicadas e 1.480 remoções de veículos. As operações, que buscam aumentar a segurança no trânsito, são filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. “Veículos em mau estado de conservação, como pneus carecas e para-brisas rachados, podem oferecer riscos à população. Os agentes buscam conscientizar os motoristas durante a operação, com alertas sobre os itens de segurança que devem ser observados”, reforça Marcelo Bertolucci, presidente do Detran.RJ. A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente. Dança Urbana O Detran também vai levar a mensagem do trânsito seguro para dois cruzamentos na  Barra da Tijuca, nas proximidades do Rock in Rio, nos dias 29 de setembro e 05 de outubro. Dançarinos performáticos de dança urbana farão as apresentações e ao final estenderão uma faixa com uma mensagem consciente do Detran. Agentes do Detran participarão da ação, com distribuição de brindes.

2 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png