Detran-RJ retoma alguns serviços que estavam interrompidos por causa da Covid-19

O licenciamento anual de veículos é feito no sistema drive thru. São poucas vagas e é preciso fazer agendamento prévio para evitar aglomerações.


O Detran-RJ retoma, nesta segunda-feira (6), alguns serviços que tinham sido interrompidos por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre os serviços estão: primeira licença, troca de placas e transformação de combustível.



Assim como já é feita a retirada do licenciamento anual, o atendimento segue no modelo drive-thru, no qual o motorista não precisa sair do carro para ser atendido. As vagas continuam limitadas para evitar aglomeração.



Por conta da pandemia, segue suspensa a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar e veículos rodoviários de passageiros.



Os serviços que voltam a funcionar precisam de agendamento de horário pelo site ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041, e (21) 3460-4042, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.




Voltam a funcionar nesta segunda:

  • Primeira licença

  • Comunicação de venda

  • Mudança para placa Mercosul

  • Baixa e inclusão de alienação

  • Mudança de cor

  • Alteração de característica

  • Troca de categoria,

  • Alteração de Nome/Razão social

  • Transformação de combustível

Não precisam de agendamento: Troca de placa

Comunicação de venda



O licenciamento anual pode ser feito em 20 postos de vistoria no modelo drive-thru (confira abaixo), na sede do departamento e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.



Postos do Detran drive-thru:




  • Região Metropolitana: Barra da Tijuca, Ceasa, Haddock Lobo, Tubiacanga (Ilha do Governador), Santa Cruz, Vila Isabel, Reduc (Duque de Caxias), Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói e São Gonçalo.

  • Interior: Angra do Reis, Paraíba do Sul, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia, Campos, Macaé e Itaperuna.

Calendário do licenciamento de veículos:

  • Final da Placa 0, 1 e 2: até 31 de agosto

  • Final de placa 3, 4, 5 e 6: até 30 de setembro

  • Final de placa 7, 8 e 9: até 30 de novembro


Documentos

  • Identidade


Para buscar documentos de identidade solicitados antes da pandemia não é necessário agendamento. O serviço está disponível em todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense e dos outros 26 municípios.



Já a emissão da primeira e segunda via da identidade estão sendo feitas na sede do Detran e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti. É preciso agendar horário pelo site do Detran ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 ou (21) 3460-4042.

  • Habilitação


A entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação emitidas antes da pandemia acontecem na sede do Detran, no Centro, além das unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, no Cittá América (Barra da Tijuca), Américas Shopping (Recreio dos Bandeirantes), Center Shopping (Jacarepaguá), West Shopping (Campo Grande), Niterói Shopping (Niterói), Itaboraí Plaza, Sulacap Shopping e Guadalupe Shopping, Niterói (Fonseca) e Três Rios.



As carteiras emitidas nos postos de habilitação do Méier, do Boulevard Shopping (Vila Isabel) e 15º Ofício de Notas - Cartório Ouvidor vão estar disponíveis na sede do departamento, na Avenida Presidente, 817, no Centro do Rio. Quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado precisa aguardar a reabertura da unidade.

Na sede, nos postos e nas unidades do Rio Poupa Tempo, o atendimento é das 10h às 16h e nos shoppings, das 12h às 16h. Não é necessário agendamento.




Já o pedido de segunda via da Carteira de Habilitação só está disponível na sede e nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, mediante agendamento prévio.



Fonte: G1.com

7 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png