Lei Seca no verão terá equipes móveis para flagrar motoristas que fogem das blitzes



A Operação Verão da Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Estado e Governo, vai contar com uma novidade este ano: as blitzes contarão com equipes móveis. De acordo com a pasta, os agentes irão se deslocar e circular pelas adjacências do bairro onde a fiscalização principal estará instalada, para flagrar motoristas que fogem das blitzes utilizando aplicativos. A medida começará a funcionar em fevereiro.


A inauguração da Operação Verão aconteceu nesta quinta-feira, na Praia do Arpoador. 361 motoristas foram abordados, tendo 11 alcoolizados — cerca de 3% do total. Além disso, 112 multas foram aplicadas. As fiscalizações diurnas acontecem todos os dias, até depois do carnaval, nos principais acessos às praias, cachoeiras e áreas de lazer em todo o estado do Rio. As blitzes noturnas continuarão sendo realizadas normalmente.


As ações deste ano contam com a parceria de policiais militares e agentes civis da Operação Segurança Presente, que farão uma varredura no local a fim de localizar esconderijos de armas brancas usadas por criminosos, além de patrulhar o calçadão e dar mais segurança aos banhistas.


Já as equipes da Marcha pela Cidadania e Ordem atuarão com guarda-vidas identificando crianças com pulseirinhas para facilitar a localização em caso de perda. Eles farão um trabalho de ordenamento com o apoio da Associação de Barraqueiros Sol e Mar,e prestarão atendimento social às pessoas em situação de rua. Esta é a sexta edição da Operação Verão da Lei Seca. No ano passado, 23.739 motoristas foram abordados durante as ações diurnas no verão.


Destes, 1.455 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 6,12% do total de abordados. O motorista ou motociclista que se negar a fazer o teste do bafômetro numa blitz paga multa de R$ 2.934,70 e tem a carteira recolhida pelos agentes por cinco dias. Após esse período, o motorista responde a processo e pode ter a CNH suspensa por um ano.




Fonte: Jornal ExtraOnLine

11 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png