Motorista reclamam dificuldade para fazer agendamento para renovar a CNH no Detran-RJ

Somente quem teve o documento vencido antes de 19 de fevereiro deve fazer fazer a renovação agora. Carteiras vencidas após essa data seguem válidas por prazo indeterminado.


Motoristas afirmam que não estão conseguindo agendar a renovação da carteira de habilitação no site ou pelo telefone do Detran-RJ. Diante disso, muitos acabam indo para a porta do órgão, no Centro do Rio, indevidamente e, assim, indo embora sem conseguir resolver o problema.



Nesta quinta-feira (16), às 5h20 o biólogo Márcio Rodrigues já estava na porta do Detran-RJ. Ele levou um banquinho para poder descansar enquanto aguardava.



"Eu de fato preciso renovar a minha carteira de habilitação. Ela já está vencida, antes do dia 19 de fevereiro, e eu moro em Cabo Frio, na Região dos Lagos. No entanto, não disponibilidade nem em Cabo Frio, nem na região dos lagos, região serrana, norte fluminense sul fluminense, apenas, segundo o site, na região metropolitana", disse Márcio.


O Detran-RJ liberou nesta quarta-feira o serviço de renovação da CNH, que estava suspenso por causa da pandemia. O atendimento é feito em quatro locais: na sede, no Centro da capital, e nas unidades do Poupa Tempo de Bangu, na Zona Oeste, além de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.



São apenas 30 vagas para atendimento por dia em cada um desses lugares. Segundo o Detran-RJ, só as pessoas que fizerem o agendamento previamente, pela internet ou por telefone, devem procurar um desses quatro postos de atendimento.



Somente deve renovar a CNH o motorista cujo documento tenha vencido antes do dia 19 de fevereiro deste ano. Se o vencimento foi após essa data, ainda não é preciso fazer a renovação.



Mas, muitos motoristas relatam que estão tendo dificuldades para agendar o atendimento. “Fiquei ligando ontem, tentei falar com eles, ela falou que ontem não tinha vaga disponível", contou o biólogo que saiu de Cabo Frio para tentar resolver o problema na capital.



"Eu, como biólogo, está tudo parado e eu não tenho outro tipo de renda. Eu resolvi trabalhar com aplicativo, no entanto os aplicativos não aceitam alguém que tem a CNH vencida", enfatizou Márcio.


Ele cabou indo embora da porta do Detran sem conseguir ser atendido. "Eu vou continuar tentando por ligações ou pela internet, até conseguir. Infelizmente, eu vou continuar nesse impasse aí", lamentou.



O motorista Jordan Martins foi mais um que não conseguiu fazer o agendamento. Ele também tentou, sem sucesso, ir pessoalmente renovar a carteira para voltar a trabalhar. "Eu sou de Itaborai. Saí de casa umas 6:15, mais ou menos, para ver se eu conseguia renovar a minha carteira", disse.



O também motorista José do Nascimento disse que ficou aflito com o aviso que recebeu da empresa em que trabalha. A carteira venceu há um mês e ele achou que o prazo estivesse no limite. Mas, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito garante a validade das habilitações vencidas após 19 de fevereiro e por prazo indeterminado.



"Agora eu estou aliviado. Vou passar essa informação [que o documento vencido após 19/02 segue válido] para a empresa", disse José.


Ao contrário da maioria das pessoas que estavam na fila do Detran sem ter feito agendamento prévio, o motoboy Rogério Brito conseguiu agendar atendimento pela internet. Só que a carteira dele venceu em abril deste ano, ou seja, ele não precisaria renovar agora. Mas, como teve autorização, aproveitou para renovar o documento.



"Estou aqui na fila para isso, graça a Deus. Estava preocupado, sou motoboy, preciso do documento atualizado, aí estou aguardando", contou.


O Detran-RJ informou que por causa de uma falha no sistema do site, motoristas com CNHs vencidas depois do dia 19 de fevereiro puderam agendar a renovação, e que o problema já está sendo resolvido. Disse também que os agendamentos de carteiras vencidas depois dessa data serão suspensos e pediu que as pessoas não procurem os postos se não estiverem agendadas.

Fonte: G1.com

362 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png