MUTIRÃO DO DETRAN.RJ EMITIU MAIS DE 600 DOCUMENTOS DURANTE O FERIADÃO


Cerca de 70 pessoas em situação de rua foram contempladas na ação

Atento às necessidades da população durante o período de contingenciamento, o Detran.RJ promoveu nos dias 1/05, 2 e 3 um mutirão na sede do departamento, no Centro do Rio, e emitiu carteiras de identidade para 619 pessoas que precisavam do documento com urgência para benefícios dos governos, como FGTS, auxílio emergencial de R$ 600,00 e retirada de remédios gratuitos. O serviço já vinha sendo realizado em casos emergenciais, mas, devido à grande procura, o órgão abriu as portas no feriado prolongado para atender quem necessitava da identidade para os auxílios dos governos. Mediante agendamento prévio para não gerar aglomerações, centenas de pessoas puderam solicitar o documento nos três dias de mutirão. Dessas, cerca de 70 estão em situação de rua e deram o primeiro passo para o recebimento de benefícios.  O presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia, destacou a importância da ação. “O Detran cumpriu sua função social atendendo as pessoas no momento em que mais precisam do documento para dar entrada em auxílios financeiros. Com o apoio de vários setores, montamos uma força-tarefa para atender e emitir o documento com a maior rapidez possível. Para evitar o risco de propagação do novo coronavírus, o atendimento foi realizado com hora marcada e uso de máscara obrigatório. Além disso, colocamos marcações na fila para manter o distanciamento correto e disponibilizamos álcool em gel para usuários e funcionários. Com essas medidas, reduzimos as chances de contágio, sem deixar de atender as pessoas que tanto necessitam do documento”, concluiu. “Perdi minha identidade dentro do ônibus e, por trabalhar à noite, num horário pouco flexível, não tive como tirar a segunda via antes. Como fiquei desempregado e preciso do documento para requerer meus direitos trabalhistas, agendei pelo teleatendimento para esse feriado. Fiquei muito satisfeito com a rapidez e com o cuidado de todos para evitar a contaminação do vírus. Parabéns ao Detran pela iniciativa”, elogiou o auxiliar de cozinha Cléber da Silva. Com o sucesso do mutirão, o Detran.RJ já planeja outras ações ainda para esta semana. “Estamos planejando atender com a mesma organização e cuidado quem já havia solicitado a CNH antes da paralisação. Além disso, vamos estudar também outros mutirões para emissão de RG, de acordo com a necessidade da população. Estamos passando por um momento delicado mas estamos atentos às necessidades da população”, reforçou o presidente do Detran.RJ. ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA CONTINUAM DE SEGUNDA A SEXTA

Desde o dia 16 de março, o Detran suspendeu serviços, prorrogou prazos e vem aplicando um plano de contingência para não deixar a população desassistida, ao mesmo tempo em que protege os seus funcionários. 

“Começamos fazendo segunda via de Habilitação e Identificação para trabalhadores que precisavam se deslocar mesmo na quarentena. Trabalhadores da área de segurança e saúde, além dos motoristas profissionais vinham sendo atendidos no esquema de agendamento das prioridades. Na última semana percebemos aumento nas demandas por identidades para benefícios governamentais. Fizemos então este mutirão para reforçar e ampliar o escopo dos serviços. A ideia é sempre verificar quais demandas estão aumentando e adequar os nossos serviços, resguardando a população e nossos funcionários”, explicou o presidente do Detran.RJ Marcello Braga Maia.

Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o teleatendimento antes de procurar uma unidade do Detran. Os números são 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).



Fonte: DETRAN.RJ

4 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png