OPERAÇÃO DETRAN SEGURO COMPLETA SETE MESES COM MAIS DE 24 MIL ABORDAGENS NAS RUAS DO RJ



Criada em abril de 2019, a Operação Detran Seguro completou sete meses de fiscalização nas ruas do Rio. Com caráter preventivo e educativo, a operação verifica itens obrigatórios dos veículos para segurança no trânsito faz parte do processo de modernização iniciado no Detran.RJ.em janeiro de 2019. 


“Nosso objetivo é garantir que os veículos sejam fiscalizados diariamente, em prol da segurança viária. Queremos que todos tenham consciência de seu papel, que é fundamental, para a segurança no trânsito. Por isso, sempre alertamos que os veículos em mau estado de conservação, com pneus carecas ou para-brisas rachados, por exemplo, podem oferecer riscos à população.”, ressalta Marcelo Bertolucci, presidente do Detran.RJ.


Entre 08 de abril e 11 de outubro, 24.920 veículos foram abordados pelos agentes de trânsito do Detran. Os servidores aplicaram 12.904 autos de infração. O mau estado de conservação dos veículos é a principal causa das notificações, com 34% do total, seguido pela falta de licenciamento do veículo. As operações são realizadas diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados e estiveram em 29 municípios em todo o estado, e em todas as regiões da capital. 


A Operação Detran Seguro verifica a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.



Fonte: DETRAN-RJ

4 visualizações0 comentário
WhatsApp-icone.png