Sem conseguir agendar serviços do Detran-RJ por telefone e pela internet, pessoas fazem fila na sede

Departamento reduziu atendimento por causa da pandemia. Um contribuinte reclama que tenta há um mês conseguir vaga.


A restrição de atendimento no Detran-RJ, por causa da pandemia, tem levado muita gente à porta da sede do órgão, no Centro do Rio, e a diferentes postos. São pessoas que não conseguem agendar serviços nem pelo telefone, nem pela internet.



O auxiliar de cozinha Fernando Nascimento passou uma semana tentando, diariamente, agendar o pedido para segunda via da identidade — e era um dos vários na fila na sede, nesta segunda-feira (10).



“Esse documento é muito importante para mim, não só pela minha identificação na sociedade, como também para procurar trabalho, porque estou desempregado”, explicou. “Fui ao serviço social do Segurança Presente do Méier, consegui pegar um encaminhamento pra vir hoje aqui”, emendou. “Mas só vou conseguir pegar a partir do dia 24”, lamentou.


“Os governantes teriam que dar mais atenção à população que precisa desse tipo de serviço. É cansativo ter que acordar às quatro da manhã para tirar um documento, sem previsão de ser atendido”, disse.



O porteiro Valdeir Guimarães insistiu por um mês ao telefone, mas só conseguiu pelo site. “Muito difícil. Só teve vaga na sexta-feira”, contou.



Lentidão para veículos também



Daniel Silva luta para iniciar o processo de primeira habilitação. “Já fiz o pagamento do Duda, mas infelizmente não consigo agendar o exame para poder iniciar as aulas teóricas na autoescola. O Detran informa que as vagas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h, isso diariamente, mas, infelizmente, não é o que acontece na prática”, afirmou.



Segundo Daniel, quem tenta acessar o portal para fazer o agendamento a partir das 8h, aparece uma mensagem dizendo que não há acesso aos dados do Detran.



“Logo depois aparece uma mensagem falando que as vagas para determinado local já se encerraram. Por telefone, é quase impossível conseguir atendimento. Ligo diversas vezes, durante o dia, e, quando consigo atendimento, sou informado que as vagas já encerraram”, detalhou.


O que diz o departamento



O Detran-RJ afirmou que, para evitar aglomerações nos postos, teve que reduzir a capacidade de atendimento e o número de agendamentos nas unidades.

O departamento disse que está oferecendo 11.400 vagas de serviços por dia — 8 mil delas para serviços de veículos.



Ainda segundo o Detran, os casos emergenciais estão sendo priorizados.




Fonte: G1.com

1,034 visualizações1 comentário
WhatsApp-icone.png